Kmila & Phyreon recomendam

Azphelumbra!!

Sim, sim, você não está cego. Resenha dupla hoje \o/

Bem, há algumas semanas, eu ganhei o livro "Xeque-Mate", do Paul Law. Gostei tanto da coisa, mas tanto, que invadi a coluna de Phyreon e resenhei junto com ele. E o melhor de tudo, é livro nacional! \o/

Sinopse:

O que levaria onze irmãos adotivos a se encontrarem novamente? Segundo o pai desses jovens, o motivo principal é fazer coisas boas... Pai, tem idéias para colocar em prática; um plano para mudar as pessoas. Xeque Mate vai muito além de um jogo; muito além de uma estória...


Kmila:
         “Eu posso mudar o mundo se tentar...
         Quis eu fazer coisas boas!”

Quando eu li a sinopse, a primeira coisa que eu lembrei foi de “O Natal de Poirot”, da Agatha Christie, onde havia um velho que chamou todos os filhos de volta pro Natal e é assassinado.
Mas é claro que Xeque-Mate é diferente.
Os onze irmãos se reúnem e finalmente descobrem pra que foram arrancados de orfanatos e treinados para atividades específicas – desde assassinatos a manipulação subliminar via propaganda.
Ignorem a menina segurando o livro, por favor.
Só olhem o livro.
Lendo mais páginas (e mais e mais) eu lembrei de... Adivinhem?
Code Geass! *olhos brilham*
Isso porque o Pai, que é nosso velhinho cheio de boas intenções, usa seus filhos como peças de xadrez, assim como Lelouch. A diferença é que Lelouch se coloca como Rei, e o Pai tem outro Rei... Dentre outras coisas.
Assim como no Code Geass, há o elemento sobrenatural. No anime, ele é abordado muito, mas Lelouch não o usa deliberadamente, dando o merecido espaço para a estratégia, que é o que eu mais amo. Em Xeque-Mate o sobrenatural age junto com a estratégia, sem um sufocar o outro. Nada “apelão”.
Mas o que mais me prendeu no livro foi, com certeza, o conceito de bem e mal usado pelo Pai.
Assim como Lelouch (de novo ¬¬), Pai é do tipo “os fins justificam os meios”. A intenção dele é nobre, mas seus métodos, nem tanto.
Já disse o quanto eu amo isso? Conceitos de bem e mal distorcidos e incertos. Vagos. O que é o bem? Para o Pai, o bem é o Xadrez, seu sistema. Pra você é o que? E pra mim? Isso varia muito e esse tipo de discussão me anima. *-*
Xeque-Mate é brilhante. A narrativa te prende, e não é um livro extenso e enjoativo. Há muita ação e você não para de ler enquanto não acabar, e ainda fica com depressão-pós-livro e querendo mais. Paul Law me surpreendeu! Sempre soube que ele era um ótimo escritor, e a certeza veio ao ler esta obra.
Leitura recomendadíssima!







Phyreon:
“Há pessoas que simplesmente parecem superiores.
Não é superioridade, é diferença, respeite-a.”


Caríssimos. A mortal pediu para que lesse o livro que ela ganhou e mais uma vez ficou pulando de alegria e me enchendo o saco e... Fui ler, por desistência. Ela disse que eu ia gostar.
Decerto, gostei.
O que temos é uma trama madura, adulta, policial. Temos pessoas, vidas. Vazias ou não. Temos um velho endinheirado que pegou umas crianças no orfanato e colocou um nome de peça de xadrez em cada um dos pivetes. Temos romances, temos ideologias.
O velho usa seus filhos como peças de xadrez, e o que surpreende é que nenhum deles se revoltou contra ele, exceto... Sem spoilers.
Bem, em si, a história é muito boa. Os conflitos, memórias e sangue (muito sangue, do jeito que eu gosto) se misturam muito bem.
É isso. Recomendo.
Sem mais.




Onde encontrar:

- Bookess
- Wix
- Editora Multifoco

4 comentários:

  1. WOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOW!!
    Eu me interessei! *---------------*
    Adoro livros nesse estilo! Eles nos prendem mais! E que bom que ele é nacional, não é? ><

    Eu vou ver se consigo pega-lo para ler LOGO! *¬*

    ResponderExcluir
  2. Ah! O Paul é um bom amigo e eu sei que ele escreve muito... Ainda não li Xeque-Mate, mas sua resenha só despertou ainda mais meu interesse. Amei ambos. E K, não esqueci a lembrancinha lá do Redenção não... As coisas tão um pouco corridas e eu ainda não consegui terminar o que fiz com muito carinho! XD
    Bjos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  3. Kmila,
    Obrigado pela opinião sobre meu livro! Gostei muito, tanto, que copiei sua postagem para o meu espaço. Gostaria de pedri-lhe licença para isso. Mantive a fonte!

    Legal o seu espaço aqui. Vou conhecer tudo com calma.

    Um abraço e sucesso! Ah, um hadouken no Phyreon.

    ResponderExcluir
  4. Sim, sim! pode copiar sempre =3

    ^^

    amei seu livo!
    E leiam, Lilo e Pam! Não vão se arrepender, garanto.

    ResponderExcluir