Phyreon Recomenda: As Crônicas de Gelo e Fogo #1 - A Guerra dos Tronos




SINOPSE: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.


Editora: Leya
Autor: GEORGE R. R. MARTIN
ISBN: 9788562936524
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 592
Acabamento: Brochura
Formato: Médio 
















Como a mortal não se vê na obrigação de resenhar essa obra, ela me deu total liberdade...
         Bem, o livro físico não era dela. Tampouco do namorado dela. Foi aquele fulano passou pra beltrano que passou pra Joãozinho que foi passando... Até chegar em minhas pálidas mãos.
         Li-o ininterruptamente. Dormir? Dormir é para os fracos.
         E segue-se meu comentário:
         Há quem diga que Martin é o novo Tolkien. Escarro na cara destes mortais estúpidos. Martin é Martin e Tolkien é Tolkien. Fim. Compará-los seria como comparar Douglas Adams com Agatha Christie. Os dois (Tolkien e Martin) escreveram fantasia épica e as semelhanças param aí mesmo.
         Não há NADA de Tolkien em Martin. Nada que eu tenha visto.
         A Guerra dos Tronos é um romance verossimilmente tosco. Martin o narra como se tivesse passado um inverno inteiro em Winterfell e comido todas as putas de Porto Real. A coisa é grande? Sim. Enorme? Decerto. Enjoativa? Nunca.
         Se Tolkien tem a magia, a delicadeza e o lirismo, Martin tem o sangue, os bastardos e a maldade humana. Afinal, como diria Paul Law, todos os homens são essencialmente maus, mas alguns esquecem sua essência.
         Um deles é Eddard Stark. Bonzinho, generoso, firme no que é certo, misericordioso. E o que aconteceu com ele? Bem, quem viu o seriado sabe. Isso é pra esmagar conceitos formados de bem e mal. Se tomarmos que os Stark são os bonzinhos e os Lannister são os filhos da puta incestuosos, temos nós, leitores, torcendo para os Stark. Mas Tyrion Lannister, o anão, é um caso a parte e me deparei torcendo por ele e seus selvagens na batalha que participaram. Traí o movimento torcendo para o anão Lannister? Talvez.
Tyrion é tão interessante que até eu gostei dele. Isso é um épico elogio.
Uma coisa que nunca mais faço é ver um seriado/filme baseado em uma obra literária sem antes ler o livro. Ao imaginar as personagens, me vieram os atores, sem falar que eu já sabia o final. Decepcionante. Muito.
Mais uma decepção foi a minha Khaleesi, que tem treze anos. Treze?! A mortal me chamou de lolicon, pedobear, pedófilo e similares.
Mas ela se lascou já que seu amaaaaaaaaaaaaaaaado Jon Snow tem catorze anos.
Isso também deixa as coisas legais. Rapazes, moças, crianças verdinhas e cheirando a verão enfiadas em batalhas sangrentas e vendo cabeças rolando por aí.
A vida começa cedo...
Outra coisa interessante foi a narração de Martin. O filho da mãe narra focando em um personagem só. Terceira pessoa. Mas este foco faz com que pareça primeira pessoa, já que só mostra as emoções e ponto de vista daquela personagem. Interessantíssimo, já que a primeira pessoa é odiosa de se escrever, e com essa narrativa dele, temos aquela falta de informação comum na primeira pessoa e sem a odiosidade desta.
Muito interessante.
O que há de ruim? Claro que há algumas coisas penosas, como descrições de armaduras. POR ZÁRQUON, MARTIN! Eu não quero saber se a capa deTywin Lannister é presa por duas leoas, uma em cada ombro, que inferno! Eu quero sangue! Eu pulei o parágrafo da descrição da armadura de Tywin.
A letra é miúda. A tabulação aproveita a folha toda. As dimensões do livro são anormais. Lê-lo à noite, debaixo de cobertas, com luz fraca e um travesseiro confortável nas costas é um convite tentador ao sono (coitada da mortal, tive que apagar a luz ou então ela ia ouvir muito xingo de manhã) mas acaba-se por ler tudo e querer mais.
Martin deixa o que alguns chamam de pontas soltas. Eu chamo de ganchos. Ganchos muito bons, aliás. Falando nisso, eu quero o segundo livro. A mortal disse que ia comprar e eu estou confiando na palavra dela (coisa que não deveria fazer).
Finalizando, alguns dizem que Martin recriou a fantasia e é o melhor desde Tolkien. Não posso confirmar isso, afinal eu não li todos os autores de fantasia que existem. E se eu começar a escrever fantasia, podem ter certeza que Martin será deixado pra trás.
Kmila: Tia Modéstia mandou lembranças, Phyreon.
Phyreon: Cale-se. Continuando, não posso dizer que Martin é O Melhor, mas posso dizer que ele é muito bom nisso. Ele e Tolkien andam paralelos, cada um com sua fantasia. Martin com seus bordéis e Tolkien com seus elfos.
É isso. Recomendado a coisa. Agora, a escala de estrelinhas.


I - Carnificina.
êêêêêêêêêê - Espirro de Chuck Norris
êêêêê - Planetas explodindo

êêêê - Guerra nuclear
êêê - Genocídio
êê - Umas três cabeças voando
ê - Uma mortezinha
- ê - Ninguém morre
- êê - Só nascimento

II - Macheza do herói (no caso... Ned? Sim, Ned.)
êêêêê - Chuck Norris/Phyreon
êêêê - Odin
êêê - Troll das cavernas (faz a barba com um machado)
êê - Macho
ê - Homem
-ê - Bob Esponja
-êê - Shun de Andrômeda

III - Maldade do Vilão (Vilão? Que vilão? Bem, pode ser o Jaime. Ele empurrou um moleque da janela.)
êêêêê - Phyreon
êêêê - Darth Vader/Sephiroth/Sauron
êêê - Darth Maul
êê - Voldemort
ê - Malvado
- ê - Mera especulação, só fala e nada faz.
- êê - Plâncton do Bob Esponja.

IV - Putaria
êêêêê - Bordel do Tio Phyreon
êêêê - Game of Thrones (óbvio não?)
êêê - Tenjho Tenge (enredo e peitos em harmonia)
êê - American Pie (menos enredo e mais peitos)
ê - Uns amassos
- ê - Shoujo
- êê - Shounen (mais porrada e menos amasso)

V - Enredo
êêêêêêêêêê - Cuspe de Chuck Norris/Just Epic
êêêêê - Tolkien/ Martin
êêêê - Douglas Adams
êêê - Melhor que bom.
êê - Bom.
ê - Dá pra ler
- ê - Pescador
- êê - ZzzzZzZZzzzZ

5 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Adorei essas suas pontuações PhyPhy! ><
    Então, eu não posso opinar que Martin é o novo Tolkien porque eu não li O Senhor dos Anéis, mas acho que segue o mesmo princípio de outros gêneros: cada um tem seu estilo, e a forma de abordar uma história. Acho que foi precipitada aquela afirmação que tem na capa do livro...

    Realmente não é nem um pouco legal ler um livro depois de assistir o filme, ou a série. Apesar de haver coisas muito diferentes entre a série e o livro, as partes mais importantes, as sequencias, são as mesmas, e isso não me estimulou a ler logo, porque eu já sabia o que ia acontecer! --" Mas Fúria dos Reis é outra história...

    Ah, sou fangirl do anão! <3 Não é culpa dele ser da família dos "vilões", e teve momentos que estava mais com o pobre do que com os Starks! *_*~ Ele tem um puta papel importante em Fúria dos Reis, e na minha opinião, ele está se saindo melhor nele do que em GdT! Infelizmente tive que parar por causa do trabalho que eu deveria estar fazendo NESSE momento... :/ Quero férias pra acabar de ler FdR! [A]

    Beeijo PhyPhy!

    ResponderExcluir
  2. Guerra dos Tronos é Guerra dos Tronos. Ponto.
    Sem mais nada a declarar, tio Phy *desvia de machado*

    Delarações depois de chegar até a página 536 de Tormenta de Espadas é:
    Eu vou matar o Martin. Pow, a Arya chegou TÃO perto! T-T
    Só sei que, até minha raiva aferrecer, não encosto nesse livro ù.ú Ou seja, provavelmente só em Dezembro volto a ler. ¬¬
    Mas Tyrion é realmente o cara. =P Sou Stark até o fim, não há dúvidas, mas ele merece o meu respeito...
    Agora, Twyin, Cersei, Walder Frey, Melissandre e até mesmo Stannis... Humpf... Quero vê-los afogados. Jaime meio que conquistou minha simpatia até agora em Tormenta de Espadas... Vamos ver até o fim...
    Ah, sim, Kmilla, Pamella...
    Quando lerem Tormenta de Espadas, me avisem pra irmos assassinar Ygritte juntas ù.u

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ç_Ç" Eu tenho de ler este livro NOW! ¬¬'

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK '
    Melissandre é uma vadia NATA! Odeio ela. E Stannis. ¬____________¬

    Você tá com simpatia pelo JAIME!?? OMG! O QUE ESSE FDP FEZ DE TÃO BOM???

    Walter Frey, Twyin e Cersei são PUTA SACO! ¬_¬ odeio a vadia! --"

    E O QUE A ARYA FEZ PRA QUASE CONSEGUIR CHEGAR LÁ!????????/ OMG! OMG!!!!!!!


    Não solta uma coisa dessas e some Tenshi! Ç_Ç

    ResponderExcluir