Crowdfunding? What the hell?

Raikou curtindo uma brisa



No último mês 90% das pessoas que eu converso perguntaram o que demônios é crowdfunding.

CROWDFUNDING, do latim cráudis fúndis, cuja pronúncia é crau'fungiybkjbgfugdbing significa, literalmente "financiamento pela multidão".

Aqui no Brasil nós temos um nome pra isso: Vaquinha.


Definições formais:

Wikipedia (pra quem gosta)
O financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros. É usual que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores à meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores.

Wikipedia in english
Crowdfunding is the collection of finance from backers—the "crowd"—to fund an initiative and usually occurs on Internet platforms. The initiative could be a nonprofit (e.g. to raise funds for a school or social service organization), political (to support a candidate or political party), charitable (e.g. emergency funds for an ill person or to fund a critical operation), commercial (e.g. to create and sell a new product) or financing campaign for a startup company. Crowdfunding models involve a variety of participants. They include the people or organizations that propose the ideas and/or projects to be funded, and the crowd of people who support the proposals. Crowdfunding is then supported by an organization (the "platform") which brings together the project initiator and the crowd.


Catarse

Os projetos são enviados ao Catarse por Realizadores de diversas áreas sendo que cada um deles é completamente responsável pelo seu projeto. Eles gastam um bom tempo preparando um Vídeo da Campanha, bolando Recompensas atrativas para oferecer aos Apoiadores, pensando no orçamento do projeto e em como comunicá-lo para o público. Após essa etapa, o Catarse faz uma breve seleção. Quando o projeto é aprovado, ele é aberto para a captação e os Realizadores compartilham sua ideia para o mundo. Todos os projetos tem que ter um objetivo de arrecadação e um prazo (entre 1 e 60 dias). Se as pessoas gostarem do projeto, elas podem apoiá-lo financeiramente para que ele possa sair do papel. Quando acabar o prazo final, teremos duas opções, o que a gente chama de Tudo ou Nada: Projeto bem-sucedido: se o objetivo for atingido ou superado, o Realizador do projeto fica com o dinheiro arrecadado, ou seja, tudo. Projeto malsucedido: se o objetivo não for atingido, a gente devolve as contribuições para todos os Apoiadores e o Realizador do projeto não leva nada.


FAQ #00: O que é crowdfunding?

R: Vaquinha on-line.


Não convenceu? Quer uma explicação linda e perfeita, abrangente? Veja esse vídeo:

Tá longo o vídeo? Nem tá, seu sei que é preguiça.  Lá vai resumo:

Resumo:

Eu vou usar a plataforma do site Catarse.me para fazer a pré-venda do livro. Ocorre como uma compra normal na internet.
Arrecadar dinheiro para imprimir 200 (ou mais) cópias de Ethernia. Depois pegar as cópias vendidas e entregar a quem pagou no conforto de suas casinhas.

E é isso.

Só uma pré-venda.

Mentira, não é.

Não é porque
1) Eu tenho que pagar 13% do valor da vaquinha para o Catarse.
2) Se eu não conseguir $5.700 até o fim da campanha, ADEUS ETHERNIA. Não tem é pra ninguém.
3) Não tenho plano B. Se não sair pelo Catarse, não sai mais. Só se eu achar uma editora.

Resumo do resumo:

Pré-venda. Para ser financiado preciso atingir $5700 em 60 dias, se não conseguir o dinheiro é devolvido.

Espero ter sanado suas dúvidas. :D


Agora vai lá e compra um pacote, xô. Não, não tá vendendo ainda, mas vai lá olhar um pacote.

Lembrando que vai começar a vender dia 18/06.



0 comentários:

Postar um comentário